Um pouco sobre mim...

No ano que o Estado português decreta o fim do domínio colonial português e a independência dos territórios africanos, ano que também finaliza o fim destas mesmas guerras coloniais que levaram tantos portugueses de poucos recursos a encherem suas malas de fé e esperança a migrarem para o Brasil, eu nascia – 1975. 

Filha do meio de uma Minhota de Esposende e um Nortenho de Viseu, numa fratria de três filhos, nascida com alma portuguesa e costela docemente carioca. Neste momento já estava decidido o meu destino entre Brasil e Portugal para sempre.

O que me levou a Portugal aos 33 anos pode estar associado ao número cabalístico  33, que no mundo inteiro é visto de diferentes formas e a cada um deixo a sua interpretação. Para mim era algo que estava preparado para acontecer desde sempre…

Do Brasil eu trouxe a bagagem que meus pais levaram (fé, determinação e esperança), somado a um conhecimento rico de uma profissão que eu escolhi com amor:  a Fonoaudiologia.

Conclui a graduação em Fonoaudiologia numa universidade pública de excelência (UFRJ 1995-1999), com uma carga horária de estágios práticos em diferentes instituições públicas e privadas que me ofereceram um olhar inicial cuidadoso sobre o poder da comunicação.   

Segui meu caminho profissional que passou por diversas áreas de atuação,  e foi assim entre estimular bebés de alto risco na extinta Maternidade Praça XV,  atender crianças com dificuldades severas de aprendizagem,  orientar profissionais com disfonias, coordenar estagiários, realizar treino auditivo em crianças e adultos com diversas patologias do sistema auditivo, criar o primeiro software de treinamento auditivo do Brasil (AudioTraining),  ministrar cursos de dicção para pilotos da extinta Varig, dentre tantas outras atividades que fui aprendendo a ver o indivíduo como um todo. 

Comunicar é verdadeiramente uma arte!

Continuei os estudos após a graduação numa primeira Pós-graduação em Voz (Centro de Especialização em Voz – CEV 2000-2002 – São Paulo) e um Mestrado em Fonoaudiologia no Rio de Janeiro (UVA – 2006-2008), e enquanto trabalhava, estudava e crescia profissionalmente também nascia um grande amor – o meu primeiro filho: meu anjo Gabriel (2005). 

Em 2008, coordenadora de um Serviço de Fonoaudiologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diretora clínica de um gabinete multidisciplinar, colaboradora de diversas instituições de ensino públicas e privadas deixei tudo de lado e  optei por um novo desafio – trazer o PAC para Portugal!

Iniciei o meu Doutoramento na Universidade do Minho para me especializar em Estudos da Criança e nestes quatro anos de estudo (2008-2012) entendi o meu propósito em Portugal. Um doutoramento que carregava consigo o desafio gigante de abrir portas para o tema do processamento auditivo em Portugal, tema controverso pelo seu “mundo desconhecido” até então. 

O doutoramento foi aceite como pesquisa de reconhecimento público e recebeu o apoio da Fundação para Ciência e Tecnologia para que eu pudesse me dedicar nessa área. 

Durante o doutoramento recebo o meu segundo grande amor,  a minha segunda filha, nasceu em 2010 a minha princesa Cecília. 

Participei ativamente de diversos congresos da Academia Americana de Audiologia como associada e fiz diversos cursos de Processamento Auditivo na University College of London. 

Concluí o doutoramento em 2012 com um estudo inédito em Portugal que delimitou os limiares de normalidade para os testes de processamento auditivo em crianças, estudou a relação entre a perturbação do processamento auditivo e as dificuldades académicas e de comunicação, validou um questionário para a aplicação na população portuguesa como medida de rastreio e impactou de forma significativa o meio científico para um crescente estudo nessa área.

Desde a defesa do doutoramento até o momento pude contribuir clinicamente com a Dra. Luisa Monteiro no seu consultório em Lisboa (um grande aprendizado estar ao lado desta excelente otorrinolaringologista), atender no Hospital Privado CUF no Porto, trabalhar com a equipa do Hospital dos Lusíadas (Lisboa), ministrar cursos em todo o território português (continente e ilhas), colaborar em graduações e pós-graduações em Portugal e no Brasil, escrever meu primeiro livro em Portugal e um segundo livro no Brasil com a Dra. Simone Capellini.

Foram tantos caminhos desafiadores e ainda sinto que a comunicação e o comportamento humano precisam de um estudo contínuo. 

Atualmente tenho o meu consultório no Porto no qual posso receber com atenção, carinho e dedicação àqueles que precisam da minha orientação. Um espaço em que o tempo passa mais devagar e no qual tenho o orgulho de poder partilhar da vida de cada família que me procura. 

Sou coordenadora do AIPAC, um conjunto de formações online para que Terapeutas da Fala e Audiologistas possam continuar nesse caminho do processamento auditivo e ajudem mais pessoas a ultrapassarem as suas dificuldades. 

Em todo esse percurso não perdi a minha bagagem, pelo contrário completei com o que faltava, e nela detenho:

…a Fé que sempre acreditou que esse era o meu caminho, 

…a Determinação que mantém o meu foco e motivação quando estou a trabalhar,

…a Esperança que acredita sempre que todos nós somos seres em evolução e vamos mudar para melhor ajudando uns aos outros,

… a Cognição que tenta organizar as minhas capacidades mentais para compreender cada paciente e suas histórias de forma individualizada,

… a Espiritualidade que me monstra de diversas formas que temos certamente mais do que matéria,

… a Alegria de poder trabalhar na área que gosto e principalmente ser fonte de inspiração para tantos profissionais e utentes.